Atividades para serem aplicadas na alfabetização

 

ATIVIDADES DE REFLEXÃO SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA

1-Atividades que buscam familiarização com as letras

Atividades que buscam propiciar o acesso a vários textos: Leituras diárias em sala de aula; Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); Exploração de rótulos de embalagens.

ð           Bingo de letras em fichas de palavras (fichas com os nomes dos alunos ou com títulos de músicas ou outras palavras importantes para o grupo).

ð           Escrita de palavras e textos (individual e coletiva) cotidianamente.

ð           Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas, provérbios).

ð           Confecção de quadro de letras, para afixar na parede ou guardar num local de fácil acesso e deixar como fonte de informações.

2 -  Atividades que objetivam a construção de palavras estáveis

ð     Atividades de escrita do próprio nome (com abecedário, com silabário, no papel).

ð     Produção e exploração de fichas de chamada;

ð     Bingos com os nomes dos alunos da sala.

ð     Palavras cruzadas com os nomes dos alunos.

ð     Formação do próprio nome a partir das letras embaralhadas em um envelope.

ð     Bingo de rótulos.

Quebra-cabeça de palavras “estáveis”

3 - Atividades que destacam análise fonológica

ð     Leitura/cantoria de textos com rimas e aliterações.

ð     Jogos de rima (desafios).

ð     Jogos fonológicos orais.

ð     Jogos fonológicos com figuras.

ð     Reconhecimento de palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons similares.

ð     Produção de textos coletivos rimados (poemas).

4 - Atividades de composição e decomposição de palavras

ð     Análise – síntese de palavras em grande grupo.

ð     Palavra mágica (composição de palavras com as letras e uma outra palavra – macarrão: cama, maca, carrão ... ).

ð     Contagem de sílabas e letras nas palavras.

ð     Exercício de comutação (substituição de letras dentro de palavras para composição de outras palavras).

ð     Atividades de formar palavras com silabários e abecedários.

ð     Dominós.

ð     Quebra-cabeças.

ð     Jogos de ordenar pedaços de palavras (quebra-cabeças de sílabas).

5 - Atividades de comparação entre palavras quanto ao número de letras ou às letras utilizadas

ð     Escrita de palavras que iniciam, terminam ou tenham pedaços similares.

ð     Busca de similares (quadro com palavras para que encontrem as similaridades).

ð     Busca de diferenças entre palavras apresentadas em pares (cota/conta; pata/pasta).

6 - Atividades de “tentativas de reconhecimento de palavras” através do desenvolvimento de estratégias de uso de pistas para leitura

ð     Jogos de montagem de textos memorizados (palavras embaralhadas).

ð     Montagem de história em quadrinhos (texto lido em outro dia).

ð     Bingo de palavras.

ð     Leitura de textos memorizados (canções, parlendas, provérbios, trava-línguas).

ð     Ditado cantado (encontrar a palavra indicada pelo professor quando parou de cantar uma música que estava sendo acompanhada pelos alunos no texto escrito).

ð     Caçada de palavras (encontrar a palavra ditada em uma lista de palavras).

ð     Busca de informações em jornais.

7 – Atividades de escrita de palavras e de textos

ð     Ditado de palavras e pequenos textos pelo professor (ou de um aluno para outro).

ð     Ditado mudo (com acompanhamento do professor, passando entre os alunos).

ð     Escrita de textos que os alunos sabem de memória (provérbios, letras de música, títulos de livros, filmes, listas).

ð     Escrita de palavras em jogos de grupos (adedanha).

8 - Atividades de sistematização das correspondências grafofônicas

ð     Brincadeira de adedonha (“Animal, fruta, pessoa...”), com sorteio das letras iniciais ou com composição de quadro com todas as letras.

ð     Baralho de ordenar palavras alfabeticamente.

ð     Pesquisa de palavras com a letra “X” ou com a sílaba “X”.

ð     Escrita de dicionários temáticos.

ð     Produção de listas de palavras (textos enumerativos – materiais necessários para uma atividade, produtos que gostariam de comprar, profissões, brincadeiras, músicas).

ð     Ditado temático, com fichas (figuras em um envelope) para correção ou com trocas entre os alunos para correção.

ð     Lacunas em palavras (completar partes que faltam em palavras).

ð     Palavras cruzadas.

9 – Atividades de reflexão durante produção e leitura de textos.

o        Escolher para as rodas de leitura textos à altura do repertório dos alunos para que o diálogo com o leitor seja mais produtivo e significativo, mais também recorrer a leituras mais complexas, que mediadas pelo professor permitem tornar o diálogo possível;

o        Ativar os conhecimentos prévios dos alunos, ensinando-os a fazer perguntas sobre o texto para aumentar as inferências necessárias para atingir seus objetivos;

o        Fazer hipóteses e previsões sobre o texto a ser lido, ensinar previsões baseando-se no gênero, no título, no sub-título, nas ilustrações, entre outras;

o        Favorecer a participação por meio de perguntas e situações em que o aluno tenha de fazer uso de estratégias que lhe facilitem a compreensão do texto;

o        Articular diferentes modalidades de leitura; silenciosa, oral, individual, coletiva ou compartilhada;

o        Trabalho com diferentes gêneros textuais: histórias, canções, notícias de jornais, listas, agendas, propagandas, revistas, textos científicos, Atlas, dicionários, receitas culinárias e medicinais, instruções de jogos, abordando as características desses gêneros (do que eles costumam tratar e como costumam se organizar);

o        Solicitar que os alunos leiam as figuras, fazendo previsões sobre o que se trata, ler o título, pesquisar verbos e partículas pequenas como artigos e preposições.

o        Propor atividades envolvendo o uso social da escrita: registrar idéias, documentar fatos anotar lembretes, comunicar-se com alguém, escrever receitas, músicas, etc.

educação

segunda 14 setembro 2009 13:09 , em projetos para alfabetização



Nenhum comentário Atividades para serem aplicadas na alfabetização



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.205.221.22) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para kellymattos

Precisa estar conectado para adicionar kellymattos para os seus amigos

 
Criar um blog