Projeto trabalhando com nomes

Projeto: Trabalhando com Nomes

 

Objetivo: Fazer com que a criança diferencie letras e desenhos, letras e números e as letras umas das outras. Levar a criança a refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome, sobre a função da escrita dos nomes. Sistematizar a orientação da escrita. Entender a importância de saber escrever o nome. Conhecer o nome das letras e ter contato com o amplo repertório delas. Desenvolver as habilidades grafo-motoras e ter contato com fonte de consultas para escrever outras palavras.

 

Justificativa: É imprescindível a aprendizagem da escrita e da decodificação dos nomes, sendo essa uma das fases mais cruciais para o processo de aprendizagem da criança, e nada melhor do que disponibilizar a melhor maneira de aprender que é brincando para que esse processo se dê de uma forma natural e agradável.

 

Procedimentos metodológicos:  As atividades serão lúdicas e didáticas.

Atividades:

Ø      Escolher no meio da roda um nome de um amigo e entrega-lo ao seu dono que deverá guardá-lo na caixinha mágica;

Ø      Cada um deverá pegar o seu nome que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras;

Ø      Cada um pega o seu nome e andam aleatoriamente pela sala. Ao sinal da professora deverão fazer uma cobra colocando os nomes em ordem alfabética observando a letra inicial, falar onde mais usamos esta ordem ( agenda telefônica, dicionário, lista da escola, etc.);

Ø      Bingo- com os nomes escritos, cada um receberá uma tira de papel com a quantidade de quadrados correspondente a cada nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo aos ser sorteada a sua letra, este quadrado deverá ser pintado;

Ø      Bingo com cartelas contendo mais de um nome;

Ø      Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o nome e entrega-o ao dono, se ninguém descobrir o próprio dono pega e guarda o nome na caixinha mágica;

Ø      Brincar de amigo secreto, onde cada um faz um desenho e sorteia o nome de quem ganhará o seu presente;

Ø      Que nome é esse? É a brincadeira onde a professora soletra as letras e a turma deve responder que nome formou; a criança a qual o nome foi dito pega seu nome e guarda na caixinha mágica;

Ø      As crianças receberão as letras do seu nome e deverão junta-las como um quebra cabeça montando assim os nomes;

Ø      Adivinhe o nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor pronuncia os nomes das crianças com as sílabas ou letras trocadas e o grupo deverá descobrir de quem é o nome;

Ø      Descobrir a letra que está faltando no nome que a professora escreverá na lousa, ao descobrirem o dono do nome identifica e guarda o seu nome que estará em uma mesa junto aos demais nomes;

Ø      Brincar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registra-las na presença delas. Montar uma poesia com as rimas encontradas, digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula. Poderão recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos;

Ø      Descobrir juntos todas as versões da música: “ a barata diz que tem...”, então reescreve-la, com o auxílio das crianças trocando o nome barata pelos seus nomes, e, posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra o seu nome e circula. Poderão cantar ou recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos;

Ø      Ditado: entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontra-lo na sua lista. Em seguida peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo.

Ø      Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e circulem esses nomes;

Ø      Elaboração de palavra cruzada com os nomes dos alunos

Ø      Entregue uma lista com os nomes dos alunos. Peça para que as crianças recortem os nomes e depois que separem em duas colunas: nomes das meninas e dos meninos;

 

Referência:

BORHER, Cíntia. Orkut. Disponível em <file://D:\trabalhando%20com%nome.htm>. Acesso em: 20 abr. 2007, 17:11:28.

.

 

 

 

domingo 13 setembro 2009 18:17 , em projetos para alfabetização



Nenhum comentário Projeto trabalhando com nomes



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.90.46.227) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para kellymattos

Precisa estar conectado para adicionar kellymattos para os seus amigos

 
Criar um blog